sexta-feira, 15 de maio de 2015

Educação Inclusiva para Surdos

Falar em educação inclusiva, quer dizer que a escola comum deve ser para todos, (direito de todos) não podendo haver distinção por qualquer que seja a diferença existente entre uma criança ou outra. E deve partir do principio que as crianças devem aprender e desenvolver juntas, e verificando as necessidades de cada criança. 
A libras não é uma língua exclusiva dos surdos, ouvintes também podem aprender e e assim divulgar a cultura e identidade dos surdos, diminuindo as desigualdades existentes na sociecadade.
A lei regulamentada 10.436 de 24 de abril de 2002, oficializa a Língua Brasileira de Sinais- Libra, como língua materna dos surdos, e como segunda língua para os surdos, a língua Portuguesa. 

Segundo o "Capitulo IV- DO USO E DA DIFUSÃO DA LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ACESSO DAS PESSOAS SURDAS À EDUCAÇÃO."
Art 14. As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à formação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário